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29 de julho de 2022
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Definir boas estratégias de seleção é de extrema importância na hora de contratar um funcionário. Isso porque, através do processo seletivo, é possível conhecer melhor os candidatos e verificar qual deles tem o perfil desejado pela empresa. Desta forma, para contratar bem e não correr o risco de fazer uma escolha equivocada é preciso planejar as etapas do processo seletivo, de modo a identificar as competências do candidato, suas qualidades, sua trajetória profissional e aspectos da sua personalidade, por exemplo.
Quer saber como não errar na hora de contratar um funcionário? Fique atento a essas 5 dicas que separamos para você!
Um dos primeiros passos para não errar ao contratar um funcionário, é definir qual é o perfil do profissional que você procura e quais os requisitos básicos para o preenchimento da vaga. Assim, a empresa fará uma escolha mais assertiva, alinhando o candidato à vaga, procurando pessoas que tenham o maior número de compatibilidade possível com o cargo em aberto.
Planejar toda o processo de seleção é importante para agilizar o seu andamento. É importante definir como serão os procedimentos e pensar em todos os detalhes. A própria empresa que a realizará ou terceirizará o serviço? Quais serão as etapas e os prazos para que ela aconteça? Defina todos os detalhes. Prepare com antecedência todo o material que será necessário para o processo seletivo. Além disso, escolha um local adequado para realizar a seleção.
Muitas vezes, durante a entrevista, são tantas as informações que devem ser extraídas do candidato que, caso você não tenha um roteiro, é possível que algumas questões fiquem para trás. Para evitar isso, faça um checklist com tudo o que você precisa abordar para que, na hora do encontro, você não se esqueça de nada.
Para verificar se o que o candidato diz coincide com as suas atitudes, procure criar situações hipotéticas e perguntar como ele agiria. Além disso, pergunte sobre a parte prática do seu trabalho e do seu dia a dia. Por exemplo, peça para ele falar sobre como evita conflitos no trabalho, de uma situação em que foi chamada sua atenção e o que ele aprendeu com aquilo e o que faria para resolver um determinado problema. Além disso,questione-o sobre assuntos técnicos para verificar se ele tem o conhecimento necessário para ocupar o cargo.
Alguns pequenos detalhes podem fazer diferença na hora de contratar um funcionário. Por isso, não se esqueça de confrontá-lo sobre as experiências relatadas no currículo. Além disso, observe a coerência das respostas dadas e, ainda, certifique-se de que o candidato não tem dúvidas sobre vaga e suas atribuições, assim você evita mal entendidos. Outro ponto importante é buscar conhecer as qualidades e os defeitos do profissional. Afinal, existem aqueles que são aceitáveis, porém, outros podem prejudicar desenvolvimento das atividades.
Ao contratar um funcionário, é importante planejar o processo seletivo e ficar atento aos detalhes. Assim, a empresa pode ter certeza daquela contratação e evita gastar tempo e dinheiro com o profissional errado.
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