Como manter a forma no in...
29 de julho de 2022
Com a chegada dos dias mais frios, a...
Economize. Clique aqui e Faça uma cotação.
Fale conosco pelo WhatsApp
O Blog da Brasil Benefícios
Por Joan Ginsberg – Blogueira do #SHRM12 (veja o original em inglês em http://buzz.annual.shrm.org/4894)
Mídia social, de acordo com a palestrante Jessica Miller-Merrill, representa “a maior mudança no pensamento de negócios desde a revolução industrial”. É esta mudança que deveria fazer o RH repensar o uso de mídias sociais, porque o modo como vivemos e fazemos negócios vai mudar com elas.
Jessica deixou claro que mídias sociais não representam uma mudança nos comportamentos no mundo dos negócios. Mídias sociais na verdade são uma pausa na evolução dos comportamentos de negócios
A forma com que fazemos negócios mudou — ou evoluiu — através das mídias sociais porque a presença da comunicação através das redes sociais requer que todo negócio seja:
1. Rápido
2. Presente no momento atual
3. Capaz de fornecer respostas imediatas
Então, quais são os problemas que impedem empresas — e as áreas de recursos humanos — de adotar mídias sociais de forma mais ampla?
Temor do risco – a ideia de que mídias sociais estão repletas de riscos é bastante difundida, alimentada em parte por advogados trabalhistas que não usam nem entendem mídias sociais. Jessica deixou claro para sua audiência que existem riscos, mas também há ferramentas que podem ajudar a minimizar esses riscos. Ela também explicou que era muito difícil entender e minimizar riscos quando não havia seque um entendimento ou utilização básicos de mídias sociais. Finalmente, ela alertou que não ter um plano de mídias sociais é provavelmente um risco maior que não utilizar, de forma cautelosa, as mídias sociais.
Temor de perda de produtividade – De acordo com Jessica, durante qualquer dia de trabalho há 64 minutos de tempo improdutivo que pode ser atribuído ao fumo, e apenas 7,2 minutos devidos ao uso do Facebook. De fato, com o número de smartphones crescendo rapidamente, o uso de aplicativos móveis pode na verdade ajudar empregadores a encontrar seus colaboradores mais efetivamente. De fato, ela declarou que 70% das pessoas que vão ao banheiro levam seus telefones celulares consigo. Utilizá-los para encontrar seus empregados pode, de fato, aumentar a produtividade.
Mídias sociais estão expandindo fronteiras, e é importante que empregados saibam quais são as fronteiras. Com mais de 223 milhões de buscas pela palavra “emprego” no Google toda semana, não seria importante que empregadores usem essa tecnologia para encontrar os melhores candidatos para suas vagas?
Para que o RH se torne “social”, ele deve:
1. ESTUDAR (as mídias sociais)
2. PLANEJAR (como utilizar as mídias sociais)
3. AGIR (execução!)
© Copyright 2017 - Brasil Benefícios. Todos os direitos reservados.