Como manter a forma no in...
29 de julho de 2022
Com a chegada dos dias mais frios, a...
Economize. Clique aqui e Faça uma cotação.
Fale conosco pelo WhatsApp
O Blog da Brasil Benefícios
Saiba identificar os sinais
A síndrome do pânico, ou ansiedade paroxística episódica, são parecidos com crises de ansiedade, com sintomas físicos que se assemelham a ataques cardíacos e confundem muitas pessoas.
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq – HCFMUSP) concluiu que 10% de toda a população sofre de ataques de pânico.
Sintomas
Você já deve ter visto na TV, ou ouvido falar que os sintomas da síndrome do pânico são dor no tórax, tontura, náusea e falta de ar, porém, esses sintomas podem ou não estar associados a uma crise de pânico.
Além disso, essa síndrome pode ser acompanhada de diversos outros sintomas, não apenas físicos, mas também psicológicos. Entre os principais sintomas de um ataque de pânico estão:
Como diagnosticar?
Quando uma pessoa passa por qualquer experiência como um ataque de pânico, o ideal é sempre procurar um médico especializado, que vai saber analisar os sintomas, dar um diagnóstico correto e também recomendar o tratamento correto.
Como você viu, são diversos os sintomas que podem acompanhar um ataque dessa síndrome, porém esses sintomas não necessariamente se apresentam todos juntos e ao mesmo tempo
Como é feito o tratamento?
Após confirmado o diagnóstico de síndrome do pânico, o médico vai avaliar a melhor forma de lidar com essa condição. Normalmente o tratamento é feito com remédio e terapia, sempre com o objetivo de diminuir, ou acabar com as crises, para que o paciente possa ter uma vida normal.
Porém, o tratamento só se inicia, uma vez que a pessoa foi diagnosticada corretamente. Se você estiver sentindo alguns dos sintomas listados acima, o ideal é que busque ajuda médica imediatamente.
Caso não seja possível, existem algumas coisas que você pode tentar fazer, para ajudar a passar a crise mais rápido, porém, é imprescindível que você busque ajuda de um profissional capacitado depois.
Para começar respire profundamente, se você preferir pode fechar os olhos para se concentrar apenas na sua respiração. Tente se lembrar de algo que te deixa feliz. Tente prestar atenção ao seu corpo e às suas sensações.
Síndrome do Pânico e Crises de Ansiedade
Muitas pessoas confundem a síndrome do pânico com uma crise de ansiedade e vice-versa. Isso na verdade não está de todo errado, pois os ataques de pânico são classificados muitas vezes como crises de ansiedade. Porém existem algumas diferenças na definição das duas condições que nos ajudam a identificar uma ou outra.
Os ataques de pânico costumam acontecer sem aviso, em momentos inesperados. Já as crises de ansiedade costumam acontecer em momentos específicos. Além disso, a ansiedade tem causas específicas, mais lógicas e reais, o contrário do pânico que acontece muitas vezes sem motivo aparente, ou pelo menos sem um que faça sentido.
Por fim, uma outra diferença comum é em relação à intensidade dos sintomas, enquanto nas crises de pânico eles costumam ser mais intensos, nas crises de ansiedade eles tendem a ser mais moderados e fáceis de controlar.
Compartilhe essa dica com seus amigos e familiares para aumentar o conhecimento sobre essa condição.
© Copyright 2017 - Brasil Benefícios. Todos os direitos reservados.