Como manter a forma no in...
29 de julho de 2022
Com a chegada dos dias mais frios, a...
Economize. Clique aqui e Faça uma cotação.
Fale conosco pelo WhatsApp
O Blog da Brasil Benefícios
gerir equipes de trabalho
Gerenciar equipes altamente produtivas e satisfeitas com o local de trabalho é uma tarefa muito estratégica. Como o que diferencia uma empresa é o seu capital humano, ter pessoas comprometidas e engajadas faz toda a diferença. Se antigamente um modelo mais controlador e hierárquico fazia sentido, hoje os funcionários estão mais propensos à ideia de se sentirem verdadeiramente satisfeitos. Você sabe como gerir equipes de trabalho de maneira eficiente? Veja a seguir!
A qualidade de vida vem na frente
Mais do que nunca, a qualidade de vida dos funcionários é muito importante. Se antes oferecer benefícios era uma atitude secundária, hoje é altamente estratégica e necessária.
Isso porque é somente ao garantir a qualidade de vida dos colaboradores que a gestão consegue diminuir a rotatividade das equipes, criando times mais unidos e mais duradouros. Além disso, a oferta de benefícios também colabora para um ganho de motivação.
Como funcionários motivados são funcionários mais produtivos, a empresa sai ganhando com a satisfação de quem trabalha por lá.
Um ambiente horizontal é mais colaborativo
As grandes empresas atualmente também vêm buscando a criação de um ambiente colaborativo. Ambientes compartimentados e extremamente hierarquizados não funcionam mais como antes, especialmente com a chegada da geração Y ao trabalho.
Isso faz com que cada vez mais a gestão precise contar com a colaboração dos funcionários, criando um diálogo construtivo em busca dos objetivos estratégicos do negócio.
A comunicação hoje ocorre em duas vias e o trabalho em equipe tende a ser mais valorizado do que as conquistas individuais.
A autonomia conta pontos a favor
O trabalho colaborativo não se manifesta em sua totalidade em um ambiente muito rígido, controlado por muitas regras e, principalmente, que exige monitoramento constante. É por isso que as empresas estão dando cada vez mais autonomia, dentro de certos parâmetros, a seus funcionários.
Se antes a gestão era controladora e centralizadora, hoje a tendência consiste na delegação de tarefas. Oferecendo os recursos necessários e dando as orientações adequadas, a gestão pode passar a se preocupar com outras questões igualmente importantes.
Essa autonomia, inclusive, surge em forma de flexibilidade, o que sustenta a tendência crescente de horários flexíveis e de trabalho no estilo home office, por exemplo.
O fornecimento de feedback é crucial
Para criar uma sinergia adequada de resultados e comprometimento o feedback também é indispensável — ainda que venha em forma de crítica construtiva e não de elogio. Novamente, a geração Y necessita de cada vez mais feedback e isso faz com que a gestão precise se adaptar.
Aliado à autonomia, esse fornecimento de avaliações de desempenho garante o alinhamento de expectativas e de atuação, tornando a gestão mais eficiente e mais produtiva. Além disso, o feedback dado no momento correto evita a realização incorreta de tarefas, o que levaria à perda de produtividade.
Gerir equipes de trabalho de maneira eficiente exige a preocupação com a oferta de benefícios e com a criação de um ambiente colaborativo. Aliando isso a feedback e autonomia, o resultado surge em forma de equipes que oferecem resultados cada vez melhores.
Quer mais posts como esse? Então assine nossa newsletter e receba as novidades em seu e-mail.
© Copyright 2017 - Brasil Benefícios. Todos os direitos reservados.