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29 de julho de 2022
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feedback positivo
Para muitos, o feedback pode ser uma dificuldade. Entretanto, para a empresa, essa é uma ferramenta essencial, pois interfere diretamente na satisfação dos colaboradores.
Logo, é preciso aprender o quanto antes como fazê-lo. Você sabia que existem maneiras mais adequadas de dar um feedback positivo e negativo? No post de hoje, separamos 7 dicas certeiras para você fazer isso da melhor maneira possível. Continue a leitura!
Foque nas ações, não no colaborador
O objetivo de um feedback, positivo ou não, é reforçar ou corrigir determinada ação — nunca depreciar ou supervalorizar o colaborador envolvido. Por isso, é importante o gestor focar na ação em si, sem levar em conta opiniões pessoais ou impressões de terceiros a respeito da pessoa que está ali.
Se o motivo do feedback for um comportamento, foque também nas consequências que o modo de agir do colaborador está causando. Jamais dê a entender que seus comentários partem de uma questão pessoal.
A impessoalidade é imprescindível em um ambiente profissional, pois evita constrangimentos e resguarda padrões legais e éticos dentro do trabalho. Porém, não é necessário exagerar na formalidade ou ser frio com as pessoas.
O desafio da gestão de pessoas é equilibrar o aspecto profissional e conseguir atingir os colaboradores de forma que se sintam envolvidos com o trabalho. Portanto, apesar da importância da impessoalidade, você não deve oferecer feedback positivo ou negativo aos funcionários de maneira fria, pois isso pode passar a impressão de que você não está enxergando o colaborador enquanto pessoa.
Como líder, toda vez que você aponta uma falha, é necessário também indicar uma alternativa. Um simples “está errado” ou “está ótimo” não é o feedback ideal: para melhorar, compreender o que está fazendo de errado ou continuar no caminho certo, a pessoa precisa saber porque e como.
No caso de um equívoco, o colaborador deve conhecer outra maneira de realizar a tarefa. Lembre-se que o objetivo do feedback não é reclamar ou chamar a atenção dos funcionários, mas apontá-los ou mantê-los no caminho certo para o melhor aproveitamento da equipe e da empresa como um todo.
Sendo uma figura de referência, um gestor competente precisa estar sempre disposto a ajudar a sua equipe. Mesmo que ele não domine a atividade em si (o que pode acontecer!), ele precisa buscar recursos que ofereçam esse aprendizado junto com o colaborador. Muitas vezes, a solução pode estar em um membro da própria equipe, que conseguiu compreender melhor a tarefa.
Nada como a realidade para provar a eficácia — ou ineficácia — de determinada ação. Um hábito que deve ser cultivado por todo bom líder é a constante atualização de seus conhecimentos, seja através de leituras, filmes, estudos de caso, novas teorias, etc.
Nesse sentido, é muito importante investir em uma riqueza simbólica e variar fontes de informação, pois isso permite que a pessoa aumente cada vez mais seu repertório comportamental e social.
Quando você se deparar com uma questão recorrente, utilize o exemplo da própria empresa para mostrar como o feedback impacta nos resultados da equipe como um todo.
Alguém que se atrase muito pode estar atrapalhando diretamente o desempenho do grupo em relação a prazos estabelecidos. Ou, então, a disponibilidade de alguém que mora mais perto pode salvar a equipe de possíveis imprevistos como trânsito, acidentes e greves.
Leve isso em conta e busque sair um pouco da questão da obrigação. Valorize o compromisso do colaborador de estar ali em todas a horas — assim, você evita a perda de um ótimo funcionário.
Empatia nunca é demais! Ser empático significa ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender os motivos pelos quais tal atitude foi tomada. Isso inclui avaliar condições do ambiente de trabalho, desempenho das ferramentas, estado emocional, problemas pessoais, entre outros fatores que podem ter consequências no ambiente empresarial. Quando você consegue encontrar a chave do problema, fica mais fácil resolvê-lo.
Viu só como deve ser feito e o quão benéfico pode ser o feedback positivo e negativo? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!
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