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29 de julho de 2022
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É muito comum para uma empresa, principalmente em períodos de crise, questionar as habilidades do seu quadro de colaboradores e investir em estratégias ou novos profissionais que nem sempre rendem como o esperado. Muitas vezes, os maiores talentos dessa empresa já estão ali, mas não se sentem engajados ou ainda não enxergam o seu potencial de crescimento dentro dela. Um plano de carreira é a maneira mais eficaz de motivar esse profissional, alinhando os seus objetivos com o ambiente de trabalho, além de melhorar a relação da organização com o seu capital humano.
No post de hoje, te ajudaremos a entender melhor o funcionamento e como traçar um plano de carreira eficiente para a sua empresa. Confira!
O plano de carreira é um conjunto de ações e estratégias para gerir o desenvolvimento profissional de um colaborador. É uma maneira de conhecê-lo melhor, aumentar os seus talentos e o seu nível de satisfação pessoal. Também é uma forma simples de garantir que os funcionários se sintam seguros e mais produtivos — com um bom ambiente de trabalho e possibilidade de uma promoção dentro da empresa.
No âmbito corporativo, a estratégia evita a rotatividade de funcionários — o que gera altos custos de contratação e treinamento. Além de ajudar a reter os talentos que já conhecem a cultura, missão e normas da organização e que podem contribuir ainda mais para o seu crescimento. No final, o saldo é igualmente positivo para ambas as partes, já que se um funcionário traçar uma meta dentro de uma organização, e não fora dela, fará de tudo para que essa empresa também cresça junto com ele.
Criar um plano de carreira também é uma forma de se desenvolver como gestor. O seu principal objetivo é alinhar os interesses da empresa com os dos seus colaboradores, portanto, é essencial que o líder conheça bem ambas as partes. Uma relação profissional é uma troca, e o papel da liderança é observar quais são as habilidades da sua equipe e o que a empresa a qual representa pode oferecer para cada um dos seus integrantes.
O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança e estar aberto para ouvir os colaboradores. Questione quais são as suas metas profissionais para o futuro e até onde eles almejam chegar dentro da empresa. A partir daí, mapeie cada uma das suas competências e habilidades, e como pode ser o desenvolvimento desse colaborador para chegar até onde deseja.
Comece avaliando como eles podem melhorar para trazer os benefícios esperados para a empresa. Esse aparato ajuda a qualificar pessoas que já fazem parte do quadro de funcionários e já conhecem as melhores formas de produção e comunicação com os clientes. Com o crescimento desse colaborador dentro da empresa, não deixe de estabelecer uma política de atividades e remuneração salarial justas, de acordo com a sua função. Com motivação pessoal e preparação profissional o resultado será lucrativo para ambas as partes.
Para que o objetivo do plano seja alcançado é importante que a empresa também invista, ou auxilie, na qualificação do seu quadro de funcionários, através de programas de treinamento, cursos, palestras com especialistas da área, coaching, estudo de idiomas e até mesmo uma pós-graduação ou MBA. Essa é a melhor maneira de desenvolver as competências necessárias para a sua ascensão profissional.
O plano de carreira não é algo fixo e imutável, pelo contrário, deve ser melhorado ao longo da jornada profissional dos seus colaboradores dentro da empresa. O importante é não restringi-lo aos interesses e necessidades de quem está na liderança da organização, e sim integrá-lo a todo o seu capital humano. Afinal, os colaboradores são representantes e parte fundamental para o sucesso de uma empresa.
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