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29 de julho de 2022
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O Blog da Brasil Benefícios
Em um período de recessão econômica como o que está ocorrendo no Brasil atualmente, manter trabalhadores capacitados e qualificados é a melhor estratégia empresarial para não ter prejuízos — somente um salário e uma boa carga horária não são mais suficientes para evitar pedidos de demissões.
Profissionais de qualidade precisam se sentir valorizados e motivados para explorar seus talentos e aumentar a produtividade. Este é o motivo pelo qual é tão importante que gestores invistam financeiramente em benefícios empresariais diferenciados, sem esquecer, obviamente, das necessidades básicas dos funcionários, e do que está garantido por lei, como o vale-transporte, FGTS, férias e o décimo terceiro salário.
Entenda como os benefícios empresariais podem melhorar a produtividade dos seus funcionários e quais são os mais comuns oferecidos pelas empresas.
Qual a importância de oferecer benefícios aos funcionários?
Algumas estratégias são diferenciais importantes para fidelizar e atrair qualificação, já que profissionais com um bom currículo e sólida experiência costumam ficar pouco tempo disponíveis no mercado de trabalho, e tendem a aceitar ofertas que possibilitem vantagens adicionais.
Alguns tipos de benefícios diferenciados oferecidos por grandes corporações, como viagens, bolsas de estudo no exterior e até carros, não cabem no orçamento de empresas de menor porte, por isso, é importante que antes mesmo da contratação o empregador defina para o candidato qual é a sua posição empresarial, e que a empresa entenda quais são os valores e até onde esse profissional deseja chegar — esse tipo de diálogo sela uma relação de confiança mútua.
Principais benefícios oferecidos pelas empresas
Alguns benefícios empresariais, como o seguro de vida, previdência privada e planos odontológicos, mesmo sendo opcionais para o empregador, já são considerados básicos e extremamente necessários para a maioria dos profissionais. Cabe ao setor de Recursos Humanos (RH) tratar essas facilidades como obrigatórias, no sentido de reconhecer os talentos da sua empresa, e não mais como excepcionalidades.
Além disso, empresa deve compreender e buscar identificar quais são as maiores necessidades dos seus colaboradores. Esse trabalho deve ser feito regularmente através de pesquisas de satisfação.
Na maioria dos casos, principalmente em corporações de porte médio, as vantagens mais necessárias e benquistas por funcionários, são as relacionadas à saúde. Além da assistência médica, com direito de uso também para dependentes, a assistência odontológica e atividades voltadas para promover a qualidade de vida do colaborador, como massagens e acupuntura, são uma tendência corporativa e já movimentam investimentos de R$ 3 bilhões por ano — cerca de 10% da folha de pagamento das empresas.
Outros benefícios empresariais que já se tornaram tendência no mercado são:
Auxílio-creche para funcionários com filhos pequenos;
Cartões de descontos em academias, salões de beleza e lojas;
Cursos de aprimoramento profissional ou de idiomas, que resultarão em vantagens para ambas as partes.
Funcionários são, acima de tudo, a voz e a representação da organização em que trabalham. Suas atitudes, sua linguagem, seus hábitos e, principalmente, sua satisfação são o reflexo da missão e do comprometimento empresarial de seus empregadores.
Os gestores precisam ter ciência que investir em benefícios empresariais não é uma forma de tornar colaboradores acomodados, mas sim motivados e com o trabalho reconhecido. Também é o caminho ideal para aumentar a produtividade, diminuir o número de faltas e demissões — o que gerará resultados no relacionamento com a clientela.
Que tipo de benefício a sua empresa oferece para os funcionários? Como você decidiu adotar essa prática? Compartilhe com a gente!
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