Dicas para uma boa noite de sono

Basta uma olhada ao redor para notar como as pessoas andam cansadas por dormir menos do que o necessário. Os sinais estão por toda a parte: no bocejo de um colega na sala de reunião, naquela pessoa cochilando no ônibus e no fato de muita gente abusar de bebidas estimulantes para se manter acordado. Parece até normal sentir sono o tempo todo, mas na verdade, a sonolência excessiva não pode ser tratada como algo corriqueiro: ela indica que o descanso noturno não está sendo reparador.
Enquanto a privação do sono está relacionada à acidentes de trabalho, estresse, depressão, mau humor e até mesmo obesidade, uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios, pois, neste período, nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde, dentre eles:
- fortalecimento do sistema imunológico
- liberação e regulação hormonal na corrente sanguínea
- consolidação e retenção de memória
- relaxamento e recuperação da musculatura
Por isso, vale a pena seguir algumas dicas para garantir uma boa noite de sono. Confira:
- Evite consumir café, chás, chocolate e refrigerantes à base de cola. A cafeína, presente nestas bebidas, tem efeito estimulante e acaba atrapalhando o sono. O ideal é não ingerir cafeína pelo menos quatro horas antes de ir dormir.
- Bebida alcóolica não combina com sono: o álcool irrita o estômago e pode causar desconforto gástrico durante a noite. Além disso, provoca aumento da diurese, ampliando as chances de despertar para ir ao banheiro.
- Considere que é saudável dormir, no mínimo, 8 horas por noite e programe seu horário de descanso para que seu corpo se habitue ao repouso noturno. Procure se alimentar três horas antes de deitar e dê preferência a alimentos mais leves e de fácil digestão, pois durante o sono seu metabolismo desacelera.
- Celular e TV são os maiores sabotadores de uma noite bem dormida. Ficar deitado na cama assistindo um filme, trocando mensagens ou navegando nas redes sociais é altamente prejudicial, pois a exposição à luz azul emitida por estes dispositivos inibe a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono e é liberado, pelo organismo, ao anoitecer.
- Após deitar, se não conseguir adormecer em 30 minutos, não fique na cama, pois isso acaba estressando ainda mais. O melhor é levantar e ajudar o sono chegar, realizando uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler.
- Cultive pensamentos positivos no momento de dormir. Colocar a cabeça no travesseiro e começar a pensar em tudo o que deu errado no dia ou no que gostaria de mudar na própria vida é receita certa para espantar o sono.
Experimente colocar estas dicas em prática e sinta os efeitos de noites bem dormidas no seu dia a dia. Disposição e bom humor, essenciais para tocar a vida para frente, certamente serão recompensas imediatas.